DIA DO AMIGO
DIA DO AMIGO
Amigos ou apenas membro de um mesmo grupo?
João 11:3, 5, 11
Por Pr. Márcio Greyck
INTRODUÇÃO
- Do ponto de vista do mundo, Jesus não parecia muito exigente a respeito de suas amizades. Ele passava tempo com os mais humildes dos humildes. Os desprezados, os esquecidos, e os despercebidos.
- Uma das acusações feitas contra o nosso Salvador foi a de que Ele era “amigo dos publicanos e dos pecadores” (Lc 7:34).
- Em grande parte, essa acusação era verdadeira. Jesus parecia muito mais interessado na sinceridade de um coração do que na perfeição de uma vida, e encontrou muitas pessoas que o buscavam sinceramente entre aqueles a quem a elite religiosa rotulou como “pecadores”.
- Rodeado por pessoas que clamam o seu nome, Cristo ainda anseia por um genuíno amigo. Um amigo verdadeiro, honesto, leal, aconteça o que acontecer. Um amigo que se importa a respeito daquilo com que Ele se importa. Um amigo que procure trazer alegria e consolação ao seu coração, sem segunda intenções. De maneira incondicional.
- Para o dicionário Houaiss amigo significa “que ama, que demonstra afeto, amizade”.
- Curiosamente, no idioma grego há duas palavras diferentes para “amigo” – Philos (5384) e Hetaíros (2083). É uma infelicidade que a tradução das duas palavras ao idioma português seja a mesma, uma vez que as palavras gregas não poderiam ser mais diferentes.
I – AMIGO HETAÍROS
- Palavra usada no texto grego, hetaíros, pode ser traduzida como “camarada ou companheiro”, Mt 11:16; 20:13; 22;12; 26:50, mas se refere a um tipo mais sombrio de relacionamento.
- Hetaíros se refere a camarada ou companheiro que eram, principalmente, seguidores de um chefe. Não eram, necessariamente, companheiros com a finalidade de ajudar o chefe, mas de obter qualquer benefício que pudessem.
- O verbo Hetaíré significa, basicamente, fazer companhia ou estabelecer e manter uma amizade libertina, pretenciosa, pomposa, enganosa e ilusória.
- Parece a nossa sociedade de hoje, não é? Somos encorajados a suavizar as diferenças. Faça o que for preciso para alcançar o sucesso, é o que ouvimos. Seja superficialmente amistoso ou diplomata. Apenas se certifique de que essa amizade promove os seus interesses.
- Na sua forma mais benigna, heteíros era usada para descrever os discípulos de professores ou rabinos. Mas esta não foi a palavra que Jesus usou para falar dos seus próprios discípulos, em João 11:3, 5, 11; ou mesmo em João 15;15 (ou, na verdade, em nenhuma passagem).
Transição: “A verdadeira amizade”, por outro lado é expressada pelo verbo pheleo… que significa buscar os interesses de outra pessoa de maneira altruísta.
II – AMIGO PHILOS (João 11:11)
- A primeira palavra, philos, é a que Jesus empregou quando chamou Lázaro “nosso amigo”, João 11:11. O significado é alguém “amado”, querido, protegido”. É uma classificação intima, reservada para as pessoas íntimas ao coração.
- O que significa ser um amigo(a) de Deus? Estou falando sobre um amigo de Deus completamente honesto, leal, aconteça o que acontecer. Será que sou alguém com quem Ele pode se sentir seguro? Será que meu coração é um lugar com bastante espaço para que Ele se estenda e relaxe?
- Não é fácil encontrar um amigo assim. Pergunte a qualquer celebridade de televisão e cinema que é perseguido(a) por amigos que parecem sinceros, mas que na realidade buscam o que puderem lucrar com essa amizade. Assim foi com Cristo também as pessoas muitas vezes o buscaram por apenas interesse isso foi no passado (João 6:64-68) e no presente também.
- Jesus não estava incentivando um relacionamento distante com aqueles que o seguiam. Ele buscava uma doce comunhão que tornasse os discípulos participantes da natureza divina (2Pe 1:4). Jesus prometeu tomar tudo o que Deus lhe dera – a sabedoria, a autoridade, o próprio caráter de Deus – e partilhar gratuita e livremente com eles que presente incrível.
- Mas nem todos apreciaram a generosidade do Senhor. Pelo menos um dos discípulos quis o que Ele não queria – reconhecimento humano, poder, posição.
- Quando Judas traiu Jesus, no Getsêmani, esperando forçar o filho de Deus fazer a sua vontade e se declarar Rei, Jesus respondeu estas espantosas palavras: “Amigo [hetaíros], a que vieste?” (Mt 26:50).
- Amigo? Esta palavra parece estranha para um traidor. A menos que você a lesse no idioma grego. Então você perceberia que Jesus estava chamando Judas exatamente do que ele havia provado ser. Hetaíros. Companheiro egoísta. Oportunista. Amigo infiel e enganador.
Conclusão
- Nós fomos criados para ter um relacionamento íntimo com o Rei do Universo. Em João 15:15 “Já vos não chamarei servos”, disse-lhes Jesus, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado de amigos [philos] porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
- Na história de Lázaro, somos convidados a relaxar. A simplesmente gostar de ficar com Deus. Porque Jesus não está procurando servos. Ele não está procurando admiradores que o adorem. Ele está procurando amigos.
- João pretende que seus leitores associem o versículo 11 aos versículos 25, 26: aqueles que são amigos [philos] de Jesus e que ‘descansam’ um dia serão despertados por Ele, que é a ressurreição e a vida.
APELO
- Lázaro ou Judas? Philos ou Heteíros? Qual dessas palavras usaremos a nosso respeito?
- João 15:15 “Já não vos chamo servos, … mas Eu vos tenho chamado amigos, …”. Você é realmente amigo de Deus?